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Analisar a performance das campanhas da rede de pesquisa do Google Ads é algo que demanda tempo e concentração.

Muita gente tem dificuldades em identificar possíveis problemas e em otimizar as campanhas, justamente por não dedicar o tempo necessário para isso e por não saber exatamente o que analisar.

Por isso, neste artigo, preparamos um checklist com algumas tarefas que consideramos fundamentais para otimizar suas campanhas de busca no Google Ads. Atividades que devem ser executadas semanalmente!

Falando nisso, nós fizemos um vídeo resumindo o conteúdo desse artigo. Caso você queira ver, é só conferir aqui embaixo:

1. Otimizar anúncios com pior performance

Recomenda-se começar com pelo menos dois anúncios dentro de cada grupo de anúncio, para que assim, existam dados suficientes a ponto de comparar os dois anúncios e analisar qual deles está performando melhor.

Como saber qual está performando melhor?

Essa análise deve ser feita, através de métricas como: CTR, número de conversões, custo/conversão, taxa de conversão… enfim, se você não sabe quais métricas você deve analisar para avaliar a performance dos seus anúncios, nós fizemos um post explicando exatamente isso.

Feita essa comparação, você vai tentar otimizar aquele que está trazendo menos resultados, testando outros títulos, outras descrições… outras formas de abordagem para melhorar o desempenho desse anúncio.

Caso tenha passado cerca de duas semanas e essas alterações não tenham apresentado uma melhora significativa e ainda tenha uma diferença considerável no desempenho dos seus anúncios, onde apenas um está trazendo bons resultados, aí sim, talvez, seja melhor você pausar os seus outros anúncios e trabalhar apenas com aquele que traz resultados legais.

2. Verificar os termos de pesquisa

O que são os termos de pesquisa?

Termos de pesquisa são as frases que os usuários pesquisaram e que ativaram o seu anúncio.

Por exemplo, digamos que você venda cursos online de inglês e esteja utilizando no seu grupo de anúncios, as palavras-chave de correspondência ampla modificada +curso +online +inglês.

Aí, quando você foi olhar os termos de pesquisa desse grupo de anúncios, você encontrou “curso online de inglês gratuito”. Esse é o tipo de pesquisa que você não quer que o seu anúncio apareça, não é mesmo? Pois você está vendendo os seus cursos online de inglês, eles não são gratuitos.

Portanto, você estaria pagando por cliques que não iriam lhe trazer resultados. É por isso que é extremamente importante verificar os termos de pesquisa, para você evitar que o seu anúncio receba cliques de pessoas que não estão, de fato, interessadas em comprar o seu produto ou serviço.

Como resolver isso?

É aí que entra a 3ª tarefa do nosso checklist, que é…

3. Negativar palavras indesejadas

O Google Ads possibilita negativar palavras e termos para os quais você não quer que os seus anúncios apareçam. Você pode criar listas de palavras-chave negativas a nível de campanha e de grupo de anúncios.

Seguindo no exemplo anterior, você negativaria as palavras “gratuito”, “de graça” e todos os outros termos que atrairiam cliques que, muito provavelmente, não gerariam valor para você.

4. Checar o Índice de Qualidade

Se você não sabe o que é o Índice de Qualidade, não se preocupe, confira o nosso artigo sobre as principais métricas da rede de pesquisa do Google Ads, que tem a explicação completa.

Mas enfim, é fundamental você checar o Índice de Qualidade das suas palavras-chave semanalmente, pois quanto maior ele for, maior a chance dos seus anúncios ficarem melhor posicionados no Google.

É interessante analisar o Índice de Qualidade juntamente com as métricas: CTR, relevância do anúncio e experiência na página de destino, que são os 3 fatores que definem a nota do Índice de Qualidade.

Por exemplo, se a sua palavra-chave estiver com uma nota baixa, analisando essas três métricas, você pode descobrir qual é o causador dessa nota baixa.

PS: para analisar essas três métricas citadas, você precisa adicionar as respectivas colunas na seção de palavras-chave do seu Google Ads.

5. Analisar as parcelas de impressões (parte superior e 1ª posição)

A parcela de impressões mostra, em porcentagem, o quanto o seu anúncio está figurando na parte superior da página de pesquisa do Google ou na 1ª posição.

Por que isso é importante?

Porque você consegue ter uma ideia das posições que o seu anúncio está ocupando, ou seja, se ele está bem classificado quando ele é ativado e também para ver se está de acordo com o seu objetivo inicial.

Falando nisso… muita gente tem o objetivo de ficar em primeiro colocado no Google, mas fica aí a dica, o primeiro lugar é com certeza o mais caro e, muitas vezes, você não tem o orçamento necessário para isso.

Nesses casos, figurar entre a 2ª e a 3ª posição já é excelente e pode lhe trazer um ROI (retorno sobre o investimento) muito melhor!

6. Analisar as parcelas de impressões perdidas (class e orç)

Parc. de Impressões Perdidas (classificação):

A parcela de impressões perdidas por classificação mostra, em porcentagem também, as impressões do seu anúncio que não foram exibidas por causa da baixa classificação dele.

Este dado é importante, para você ter uma noção do quanto você precisa melhorar a classificação do seu anúncio

Como melhorar a classificação do meu anúncio?

Existem diversas formas de otimização para melhorar a classificação de um anúncio, pode ser melhorando o Índice de Qualidade das suas palavras-chave, a escolha da palavra-chave em si ou a qualidade do seu anúncio como um todo. Claro, aumentar o CPC máximo também ajuda…

Parc. de Impressões Perdidas (orçamento):

Já a parcela de impressões perdidas por orçamento, mostra a porcentagem de impressões que os seus anúncios estão perdendo por conta do limite do seu orçamento diário.

Se essa porcentagem estiver muito alta, significa que: levando em consideração as configurações atuais da sua campanha, seu orçamento diário não está dando conta do recado. Nesse caso, talvez seja interessante pensar em aumentar o seu orçamento diário ou mudar algumas configurações da sua campanha.

7. Analisar a aba de recomendações

O Google Ads possui uma aba de recomendações, onde eles sugerem ideias para otimizar as campanhas da sua conta.

É um suporte que pode te ajudar com a seguinte pergunta:

“E agora, o que posso fazer para otimizar ainda mais as minhas campanhas?”

Portanto, é interessante dar uma olhada nessa aba.

Se existe essa aba de recomendações do Google, por que não começar a otimizar direto por ela?

Você deve estar se questionando por que você deve executar todas as tarefas anteriores, se o próprio Google tem uma aba com recomendações de otimização, não é mesmo?

O fato é que tem várias recomendações que não são tão boas assim, é preciso saber filtrar o que vale a pena aplicar e o que não vale. Resumindo, não acredite 100% nas recomendações do Google.

Você precisa ler a recomendação, analisar e, aí sim, se fizer sentido, aplicar a recomendação.

Checklist de otimização Google Ads concluído! ✅💪

Pronto, agora você está preparado para otimizar as suas campanhas da rede de pesquisa do Google Ads e ver os seus resultados decolarem cada vez mais!

Maaaaaaas! Caso você ainda esteja com dificuldades para entender a plataforma, dá uma conferida no nosso curso completo de Google Ads. Pode ter certeza que todas as suas dúvidas serão esclarecidas!

Se você gostou desse post, não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo. Vai ser bem legal ter a sua participação por aqui. Abração e até a próxima!

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Lourenço Marcon de Azevedo

Lourenço Marcon de Azevedo

Olá, meu nome é Lourenço. Sou completamente fissurado por empreendedorismo, marketing digital, tecnologia, inovação e aquele bom e velho futebolzinho no final de tarde. Busco estar constantemente atualizado nestes temas, pois sou adepto da filosofia de que seremos eternos aprendizes. Além disso, sou analista de mídia e gestor de tráfego na M2up. Se quiser saber mais sobre mim, fique a vontade para me procurar nas minhas redes sociais.

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