fbpx

Não é de hoje que o Facebook e Instagram nos motivam a sermos criativos nos anúncios do Facebook Ads, isso vem desde o lançamento da regra dos 20% (onde anúncios só poderiam ter apenas vinte por cento de texto na imagem). O que dificultava (e ainda dificulta) bastante o trabalho dos anunciantes.

Contudo, isso não é desculpa!

Um criativo bem feito pode ser a chave para o sucesso dos seus anúncios no Facebook e Instagram. Por isso, separamos 9 dicas essenciais para seguir na hora de elaborar seus criativos para anúncios no Facebook Ads. Confira o post completo para entender tudo sobre esse universo!

…ou, se preferir, nós também fizemos um vídeo resumindo o conteúdo desse artigo e você pode conferir ele aqui embaixo:

Aproveita e já se inscreve no canal da M2up no Youtube.

1. Tenha uma mensagem clara, única e forte

Hoje em dia, as pessoas percorrem o conteúdo de maneira muito rápida, portanto você precisa chamar a atenção logo de cara.

Para conseguir isso, pense: qual é a mensagem mais impactante que você quer transmitir ou que precisa ser veiculada neste anúncio?

Transmita essa mensagem de forma clara, rápida e impactante. Em outras palavras, crie uma mensagem objetiva e com objetivo!

2. Inspire com uma chamada para ação (CTA) forte

Com certeza, todos os anunciantes têm como objetivo uma ação final por trás dos seus anúncios, certo?

Seja ela um clique, uma conclusão de compra, um agendamento, ou apenas saber mais sobre o produto ou serviço em questão.

O fato é que para que isso ocorra, é preciso que tenha um incentivo por parte do anunciante.

Que incentivo é esse?

Pode ser algo bem simples, basta incluir algum botão com “saiba mais”, “instale agora o aplicativo”, “compre aqui”… ou você pode fazer chamadas para ação ao longo dos seus anúncios, utilizando links nos textos, mensagens nos criativos, ou durante vídeos, caso você utilize vídeos em seus anúncios.

Aliás, vídeos são excelentes para incentivar ações. Fica aí a dica.

3. Adicione movimento e use textos animados

Eis um fato: animações fazem toda diferença na hora de capturar a atenção das pessoas.

E não estamos falando de animações ou ilustrações super elaboradas, estamos falando de coisas simples, por exemplo: textos animados, SlideShow, vídeos mobile, boomerangs, gifs e etc.

Essas animações com certeza vão agregar bastante e vão tornar o seu anúncio mais atrativo.

4. Pense para celulares

O número de usuários utilizando o mobile aumenta mais a cada dia.

No Brasil, por exemplo, o consumo em dispositivos móveis está em torno de três horas e meia diárias, atualmente, segundo o MMA Mobile Report.

Além disso, o Instagram é uma rede praticamente restrita ao celular, portanto, você precisa levar isso em consideração na hora de criar suas campanhas.

Então, sim, é fundamental pensar em “mobile first”!

5. Chame a atenção nos primeiros 3s

Você precisa conquistar o seu público em três segundos!

Complicado, não é?!

Mas acontece que as redes sociais são extremamente concorridas, há diversos anunciantes utilizando elas, então você precisa pensar em maneiras de se destacar logo no início das suas mensagens.

6. Use Storytelling!

As pessoas se identificam e se conectam com histórias.

Em um mundo cada vez mais humanizado nas redes sociais, onde as marcas buscam uma proximidade maior com o seu público, construir uma narrativa faz toda a diferença na hora de atrair a atenção da sua audiência.

Você pode usar o formato carrossel, vídeos e os stories também costumam funcionar bem para este objetivo… enfim, você precisa de um bom Storytelling para conquistar seu público.

O que define um bom Storytelling?

Se você não sabe responder essa pergunta, confira o nosso artigo sobre esse tópico para descobrir.

7. Tente manter a duração do vídeo abaixo de 15s

Eis um fato: vídeos prendem 5 vezes mais a atenção do que imagens estáticas.

E, mais uma vez, não precisa ser um vídeo super elaborado com grandes produções, existe a possibilidade de você criar vídeos diretamente pelo Facebook, enquanto você está criando o seu anúncio.

Mas é muito importante você manter a duração do seu vídeo abaixo dos 15 segundos!

Vídeos curtos convertem melhor!

Quanto menor e mais direta for a mensagem, maior a probabilidade das pessoas assistirem o vídeo até o final e, consequentemente, maior a chance de um bom desempenho do seu anúncio.

8. Passe a mensagem mesmo sem som

O seu vídeo precisa conseguir capturar a atenção do seu público e transmitir a mensagem sem depender do som.

Pense em imagens ou adicione escritos e legendas que consigam transmitir o seu objetivo sem a necessidade do usuário estar escutando o vídeo.

Mas, claro! Mantenha a opção do som, caso as pessoas queiram assistir com ele ativado, será uma ótima opção de surpreendê-las.

9. Use o modelo de planejamento oficial do Facebook

Um planejamento de conteúdo vai ajudar você a definir um foco antes de começar a produzir os anúncios.

O Facebook possui um modelo próprio para te ajudar a planejar suas campanhas, criativos e a mensagem que você quer passar com cada anúncio. Acesse o modelo por aqui e confira!

Isso, com certeza, vai tornar mais fácil transformar a sua ideia de anúncio em uma experiência visual para o seu público.

Hora de colocar a mão na massa!

E aí, gostou das dicas? Tá esperando o que para colocá-las em prática? Tenho certeza que se você caprichar em pelo menos algumas dessas dicas, os seus anúncios vão conquistar seus objetivos.

Faz o seguinte, teste essas dicas e depois, deixa aqui nos comentários quais foram os seus resultados. Vai ser bem legal ter a sua participação por aqui. Abração e até a próxima!

Laura Marcon de Azevedo

Laura Marcon de Azevedo

Fã de livros, marketing, redes sociais, design e listas do Buzzfeed. Como todo boa gaúcha, sou uma viciada em chimarrão (mas alterno bem com chá, café, cerveja e vinho). Ah, importante, também sou uma das fundadoras da M2up. Se quiser saber mais sobre mim, pode me procurar nas minhas redes sociais.

Um comentário

Deixe seu comentário :)