fbpx

No marketing digital, existem tantas áreas e ferramentas que fica difícil saber o que você deve aprender primeiro para entrar nesse universo.

É comum você encontrar diversas dicas sobre “Como aprender Marketing Digital”. Alguns posts e vídeos chegam a criar rankings com mais de 10 formas diferentes.

Mas, na nossa opinião, isso acaba atrapalhando mais do que ajudando. Entendemos que, se você é iniciante, o que você mais quer é saber a forma mais rápida e eficiente para ingressar na área.

É exatamente isso que vamos abordar neste artigo. Separamos as 4 formas que consideramos mais eficientes na hora de aprender marketing digital do ZERO.

Se você preferir, fizemos um vídeo que resume o conteúdo deste post:

Aproveita e já se inscreve no canal da M2up do Youtube!

1) Trabalhe em pequenas empresas

Quando você trabalha em pequenas empresas, a chance do seu mentor ser o CEO da empresa é bem grande.

E por que isso é importante?

Porque o CEO da empresa, normalmente, é alguém que sabe muito sobre o negócio e, consequentemente, vai poder passar bastante conhecimento para você, agregando muito nesse seu início de trajetória na área.

Além disso, nas pequenas empresas, você terá a oportunidade de atuar em diversas áreas do marketing digital (mídia, social, SEO, conteúdo, planejamento, etc), o que vai ampliar muito os seus conhecimentos!

E o salário?

É, provavelmente o salário não vai ser dos melhores, mas se você está iniciando no mercado, o seu foco precisa estar em aprender, não em ganhar dinheiro.

2) Teste as ferramentas

Qual é a melhor forma de aprender algo? Praticando!

No marketing digital, a premissa é a mesma. Você precisa usar/testar as ferramentas e metodologias da área. Assim, você acaba descobrindo e aprendendo na prática.

Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics… enfim, qualquer ferramenta relacionada a marketing, a melhor forma de aprender é: criando uma conta e testando!

Não adianta você só fazer cursos teóricos, ler a central de ajuda, blogs relacionados, ver vídeos no Youtube… você precisa pôr em prática todo o conteúdo absorvido.

3) Trabalhe de graça

Se você é iniciante, ninguém quer te contratar e você também não tem muito conhecimento na área, como você vai começar no marketing digital?

Simples, oferece teus serviços de graça por um período!

Aliás, já falamos sobre isso em nosso vídeo sobre como conquistar o primeiro cliente. Vale a pena dar uma olhada!

É claro que ninguém quer trabalhar de graça, mas se você está iniciando no mercado e não tem experiência, dificilmente alguém vai querer contratar você.

Então, se ofereça para trabalhar de graça por um período! Assim, você pode conseguir boas oportunidades para colocar a “pele em jogo” e aprender na prática, em situações reais.

Por exemplo: se algum parente ou amigo seu está precisando criar um site, se ofereça para criar esse site para ele, se ofereça para fazer o Facebook Ads, Google Ads… enfim, qualquer serviço relacionado a marketing digital.

Além disso, se você entregar bons resultados e demonstrar dedicação, as empresas vão querer continuar trabalhando com você e, claro, para os meses futuros, você vai poder cobrar pelos seus serviços.

Foque em ganhar experiência!

Que fique bem claro! Não estamos desvalorizando o mercado, muito pelo contrário, a sugestão acima é apenas uma medida provisória para abrir as portas para você. Com oportunidades, você ganha experiência e, com experiência, você se valoriza!

Contudo, antes de ganhar dinheiro (valorização profissional), é preciso ralar bastante, aprender e praticar muito. Só assim você vai conquistar experiência e ter cases de sucesso.

4) Cursos práticos

Se você executar as três dicas anteriores, com certeza você já vai estar no caminho certo. Mas, se você aliar tudo isso com cursos, o aproveitamento vai ser ainda maior!

Por quê cursos são importantes?

Porque, em um curso, o instrutor já vivenciou diferentes etapas da área, tem experiência e “teoricamente” é um bom profissional de marketing digital.

Portanto, ele pode te mostrar os atalhos da área, entregando um conteúdo “mastigado”, o que acelera muito a sua trajetória de aprendizado na área.

Com cursos, você aprende mais rápido e, como consequência disso, também alcança resultados mais rapidamente.

Eu não ia comentar nada, mas já que entramos nesse assunto…

Se for do seu interesse, dá uma conferida nos nossos cursos de marketing. Tenho certeza que eles vão te ajudar bastante, acelerando muito a sua jornada de aprendizados no marketing digital!

Dicas testadas e aprovadas!

Todas essas dicas foram utilizadas pelos fundadores da M2up no início de suas carreiras e realmente funcionam. Não criamos esse post para encher linguiça… não! A ideia aqui é trazer aquilo que realmente funciona e proporciona um aprendizado de qualidade.

Sendo assim, basta você se dedicar bastante em cada uma das 4 dicas para, aí sim, alcançar o seu objetivo: aprender marketing digital!

Se você gostou do post, deixe o seu comentário logo abaixo e sugere outros temas para nós abordarmos por aqui. Vai ser incrível ter a sua participação por aqui! Abração e até a próxima.

Erick Kosmalski Scudero

Erick Kosmalski Scudero

Prazer, eu sou o Erick. Aparentemente aqui eu tenho que escrever um pouco sobre mim. Então, vamos lá! Eu sou apaixonado por marketing, comunicação, empreendedorismo e tecnologia. Sim, sou workaholic assumido e viciado em café, mas no fundo eu sou uma boa pessoa. Também sou cofundador da M2up, consultor de Marketing e instrutor na TargetTrust. Acho que tudo isso já diz muito sobre mim, mas se você quiser saber mais, é só me seguir nas minhas redes sociais.

2 Comentários

  • Avatar Thiago Rodrigues disse:

    Parabéns ao Erick e a toda equipe da M2UP. Adquiri o curso completo de Google Ads de vcs na Udemy. Com toda certeza digo que gostei muito da metodologia, apliquei na prática durante as aulas e já percebi os primeiros resultados. Virei fã do trabalho de vcs, estou seguindo nas redes sociais e certamente vou adquirir mais cursos.

    Muito obrigado.
    Fica aqui meu perfil e o da minha startup. Abraço!
    @thiago_roveq
    @roveqsistemas

    • Erick Kosmalski Scudero Erick Kosmalski Scudero disse:

      Thiago, muito obrigado pelo comentário! Ficamos muito felizes que você curtiu e já está adquirindo resultados com os conhecimentos do curso. Sucesso pra ti! Abração! 🙂

Deixe seu comentário :)