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Anuncia no Facebook e no Instagram? Consegue mensurar e otimizar os seus resultados?

Sabemos que isso não é uma tarefa tão simples quanto parece, porém, é algo extremamente necessário para utilizar a plataforma da melhor forma.

Diante das diversas métricas existentes no Facebook Ads, muitos anunciantes encontram dificuldades em saber quais delas devem ser analisadas com mais cautela. Pensando nisso, separamos as 5 métricas mais importantes (na nossa opinião) da plataforma.

1. Frequência

Trabalha com remarketing ou públicos super segmentados? Nesse caso, essa métrica é essencial para você, pois ela mostra quantas vezes determinada pessoa viu a sua campanha/anúncio no período selecionado.

Quem não acompanha essa métrica, pode mostrar 20 vezes o mesmo anúncio para a mesma pessoa, gerando um impacto negativo à marca!

Afinal de contas, qualquer criativo, por melhor que ele seja, uma hora vai parar de performar bem. É desgastante para as pessoas verem o mesmo anúncio várias vezes na semana.

Portanto, é fundamental acompanhar a frequência dos seus anúncios!

2. Relevância do anúncio

Essa métrica, basicamente, mede a qualidade do seu anúncio. É simples, quanto maior é a relevância do anúncio para o seu público, melhor é o anúncio em questão.

A nota vai de 1 a 10, levando em consideração os feedbacks positivos e negativos.

O que são esses “feedbacks”?

Nesse caso, são as ações que esperamos das pessoas que visualizam os nossos anúncios, ou seja, vai depender do objetivo da nossa campanha.

Feedbacks positivos:

Exemplos: instalações de aplicativo, visualizações de vídeo e afins.

Feedbacks negativos:

Existem diversos sinais que o Facebook pode considerar, contudo, um exemplo seria quando alguém clica em “não quero ver isso” no seu anúncio.

3. Eventos Padrão

No Facebook Ads, existem diversos eventos padrão que vão desde um simples cadastro, até uma compra online ou, até mesmo, horas marcadas em um salão de beleza.

Basicamente, os eventos padrão são ações predefinidas que podem ser utilizadas para os mais diversos tipos de negócios. Como falei, do salão de beleza até o ecommerce.

Abaixo, a lista de eventos padrão do Facebook Ads. Lembrando, o Facebook pode mudar essa lista a qualquer momento.

Lista com eventos padrão do Facebook Ads (a lista completa pode ser vista nas colunas do Facebook Ads)
Lista com eventos padrão do Facebook Ads (a lista completa pode ser vista nas colunas do Facebook Ads)
Lista com eventos padrão do Facebook Ads (a lista completa pode ser vista nas colunas do Facebook Ads)
Lista com eventos padrão do Facebook Ads (a lista completa pode ser vista nas colunas do Facebook Ads)

Por que são importantes?

Os eventos padrão são fundamentais para a otimização de nossas campanhas, fazendo com que elas foquem naquilo que objetivamos com os anúncios: leads, vendas, cadastros, mensagens, enfim…

E claro, podemos usar esses eventos padrão para otimizar aquele clássico processo de compra:

View Content > Add to Cart > Add InfoPay > Purchase

Se você tem um ecommerce, acompanhar esse fluxo torna-se obrigatório. Contudo, para isso estar configurado e integrado corretamente ao seu site, você vai precisar da ajuda de um programador ou trabalhar com uma plataforma que possua integração com o Facebook Ads.

PS: nem todos os eventos padrão são difíceis de configurar ou necessitam da ajuda de um programador. “Horas Marcadas”, por exemplo, é mais simples de configurar. Então, antes de desistir desses eventos, veja quais são necessários para o seu modelo de negócios e depois veja como configurá-los.

4. Conversões personalizadas

Caso você não use nenhum dos eventos padrão do Facebook Ads, você ainda pode usar as conversões personalizadas para definir um objetivo para suas campanhas.

Por exemplo: chegou até a página de “/obrigado”.

Digamos que você trabalhe com conversão de leads e seu site tenha um formulário para os usuários preencherem, quando eles realizarem essa ação e caírem na página de obrigado, você vai contabilizar essa conversão.

Você pode selecionar outros objetivos também, vai depender do seu modelo de negócio. Mas, por favor, pense em objetivos maiores e mais específicos do que apenas “likes” e “seguidores”.

5. Custo por resultado

Aqui está a nossa métrica favorita! Afinal de contas, para termos resultados sustentáveis, é fundamental saber quanto estamos pagando para cada resultado?

É exatamente isso que essa métrica nos mostra: quanto estamos pagando por resultado. Lembrando que o resultado é aquilo que você definiu, podendo ser cliques, visualizações de página, likes, eventos padrão, conversões personalizadas e por aí vai…

Como funciona o cálculo dessa métrica?

A imagem mostra a fórmula de cálculo da métrica "custo por resultado", sendo custo por resultado: a divisão de investimento total pelo número de resultados

Por que é essencial?

Com essa informação em mãos, você consegue saber se a sua campanha está indo bem (ou não). Em outras palavras, você sabe a performance da sua campanha.

Digamos que o seu custo por resultado é de R$50. Isso é bom? Depende!

“Depende do que?”

De quanto vale o resultado obtido! Vamos para o exemplo mais simples. Você tem um produto que é vendido a R$200. Se a cada R$50 você tem uma venda de R$200, você está tendo um lucro de R$150 (sem contar custos e despesas, só o retorno direto do seu anúncio). Sendo assim, nesse caso a sua performance está ótima!

Agora, se você vende produtos por R$20, aí você estaria tendo um prejuízo de R$30 por venda. Nada bom…

IMPORTANTE: o exemplo acima levou como base o evento padrão de “Compra/venda”. Contudo, você pode usar essa lógica para todos os tipos de objetivos: leads, agendamentos, mensagens, etc.

Métricas entendidas?

E aí, quantas dessas métricas você considera na sua análise? Nenhuma?

Bom, espero que agora você as inclua em seus relatórios, pois com certeza elas vão te ajudar na performance das suas campanhas e a mensurar os seus resultados com o Facebook Ads.

Se você gostou do post, sugere outros temas nos comentários para nós abordarmos por aqui. Caso tenha ficado alguma dúvida, fique a vontade para deixá-la nos comentários também, vai ser legal ter a sua participação!

Abração e até a próxima!

Lourenço Marcon de Azevedo

Lourenço Marcon de Azevedo

Olá, meu nome é Lourenço. Sou completamente fissurado por empreendedorismo, marketing digital, tecnologia, inovação e aquele bom e velho futebolzinho no final de tarde. Busco estar constantemente atualizado nestes temas, pois sou adepto da filosofia de que seremos eternos aprendizes. Além disso, sou analista de mídia e gestor de tráfego na M2up. Se quiser saber mais sobre mim, fique a vontade para me procurar nas minhas redes sociais.

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