fbpx

Se você trabalha com conversão de leads (preenchimento de formulário) no seu site, ou até mesmo vendas, você precisa entender a importância de utilizar uma página de obrigado!

Ou, como também é conhecido, uma “Thank you page”

Quando o usuário entra no seu site e se interessa pelo conteúdo, é provável que ele preencha o formulário de contato e se torne um lead para você. Até aí tudo ótimo, né?! Mas o que acontece com esse lead depois que ele preenche o formulário?

Ele cai em uma página de obrigado? Ele apenas recebe um popup com uma mensagem de agradecimento? Ou simplesmente não acontece nada?

Pois é… é nessa hora que muita gente peca e acaba deixando de conquistar o potencial lead, justamente por não dar a devida atenção que essa etapa merece.

Pensando nisso, separamos 4 motivos para utilizar uma página de obrigado em sua estratégia de marketing digital!

Quer um resumo em vídeo?

Se você prefere assistir do que ler, podemos te ajudar também, fizemos um vídeo resumindo esse artigo. É só clicar no player abaixo!

Aproveita e já se inscreve no canal da M2up também!

Motivo 1: passar um feedback amigável para o lead

Quem não gosta de ler mensagens do tipo: “Agradecemos o contato, responderemos em breve”?

Ok… pode até ser que algumas pessoas não se importem, mas a grande maioria gosta. Isso costuma deixar o contato mais transparente, aproximando mais o usuário da empresa ou pessoa responsável pelo site.

Além disso, é também uma oportunidade para você ser criativo, tentando cativar ainda mais esse usuário. Veja, por exemplo, uma de nossas páginas de obrigado.

Antes de preencher o formulário:

A imagem mostra um formulário de contato do site da empresa M2up.

Depois de preencher o formulário:

A imagem mostra a página de obrigado da empresa M2up.

Além disso, as pessoas gostam de saber quando concluem alguma ação desse tipo. Sem a página de obrigado, existe a possibilidade do usuário ficar meio perdido, sem saber se realmente seguiu todos os passos corretamente.

Portanto, a página de obrigado serve como um feedback para “tranquilizar” o usuário, informando-o que a ação foi realizada com sucesso.

Motivo 2: Usar a URL da página de obrigado como meta de conversão

Seja para campanhas no Google Ads, Facebook Ads, SEO, E-mail Marketing… enfim, em qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental você ter algum tipo de conversão como objetivo.

Nesse caso, a página de obrigado pode ser a sua conversão, já que para chegar até essa página, o usuário precisa ter executado alguma ação importante dentro do seu site, seja preenchendo um formulário, comprando algum produto, ou baixando um ebook, por exemplo.

“OK, mas por que isso seria útil?”

Do ponto de vista analítico:

Do ponto de vista analítico isso é excelente, pois você vai conseguir mensurar a performance de diversas mídias, páginas, campanhas e mais um monte de coisa, tudo isso dentro da sua plataforma de análise.

Abaixo, por exemplo, temos um print do relatório de origem / mídia do Google Analytics.

A imagem mostra um relatório do Google Analytics, enfatizando a taxa de conversão e número de conversões da meta "página de obrigado".

Enfim, você vai conseguir responder perguntas do tipo:

  • Qual mídia tem a melhor taxa de conversão?
  • Qual campanha trouxe mais resultados durante o mês?
  • Qual delas tem um potencial inexplorado?

Do ponto de vista da performance:

Do ponto de vista da performance é ótimo também porque usando a página de obrigado como meta de conversão em plataformas de anúncio (Ex: Google Ads, Facebook Ads, etc), você vai conseguir fazer com que as suas campanhas sejam otimizadas para esse objetivo. Com isso, vai poder utilizar toda a inteligência dos algoritmos do Google e Facebook a favor da sua marca.

Motivo 3: direcionar o lead após a conversão

Podemos partir do seguinte princípio: se o lead realizou alguma ação importante dentro do seu site e caiu na página de obrigado, significa que ele está interessado no seu conteúdo.

Portanto, é um momento legal para você direcioná-lo a outros produtos ou serviços, ou, simplesmente, para receber mais conteúdos relacionados aos seus produtos ou serviços.

Que tipo de direcionamento devo fazer?

Além de outros produtos ou serviços, esse direcionamento pode ser para as suas redes sociais, incentivando-o a te acompanhar com mais frequência, pode ser para o seu blog, para o seu canal do Youtube, para baixar algum ebook, ou simplesmente para continuar navegando no seu site.

Enfim, existem várias possibilidades para você manter esse lead engajado com a sua marca, é só pensar um pouquinho (hahaha).

Motivo 4: incentivar o lead a avançar na jornada de compra

Este é mais direcionado para conversões de meio ou topo de funil, como exemplo, alguém que baixou um ebook, mas ainda não demonstrou interesse no seu produto.

Inclusive, este “motivo 4” poderia ser enquadrado no motivo anterior também, afinal, não deixa de ser um direcionamento após a conversão, certo?

Contudo, nesse caso, consideramos que a ação que o lead realizou no site tenha um valor maior, tornando o lead mais aquecido e, consequentemente, mais propenso a avançar na jornada de compra. Por isso, vale um destaque individual a este motivo.

Bom, vamos exemplificar…

Digamos que o lead tenha baixado um ebook sobre conceitos básicos relacionados a marketing digital. Caso você possua cursos sobre marketing digital de sua autoria, valeria a pena ofertá-lo de alguma forma na thank you page.

Afinal, se o lead baixou o ebook, podemos concluir que ele está interessado no assunto e a página de obrigado pode ser o local ideal para esse lead iniciar ou avançar na jornada de compra.

Como fazer o lead avançar na jornada de compra?

Na página de obrigado, após a mensagem de feedback, você pode incluir descontos especiais, brindes, ofertas, consultorias gratuitas, trials ou apenas uma comunicação simples sobre a sua oferta.

Enfim, algo que possa despertar o interesse desse lead.

Lembre-se, nesse momento, você tem apenas um lead que baixou um ebook, mas nada lhe impede de mostrar a ele a sua oferta e, caso seja do interesse dele, ele pode dar o próximo passo, avançando na jornada de compra.

Pensando no exemplo citado antes (Ebook relacionado a conceitos básicos de Marketing Digital), a comunicação poderia ser algo como:

“Veja também nossos cursos completos de marketing digital pelo preço de um 🍔”

Aliás, o que falamos acima é verdade hein. Dê uma olhada em nossos cursos por aqui!

Entendeu a importância de usar páginas de obrigado?

Deu para perceber que a página de obrigado não é um mero detalhe em uma estratégia de marketing, correto? É extremamente importante, tanto para você, quanto para seus leads.

Pois é, então não deixe de adotá-la na sua estratégia, seja ela qual for e não se esqueça de dar a devida atenção que ela merece.

No mais, se você gostou do post, deixe outras sugestões de assuntos nos comentários, assim conseguimos criar conteúdo conforme o seu interesse. Caso tenha ficado alguma dúvida, fique a vontade para deixá-la nos comentários também, vai ser legal ter a sua participação!

Abração e até a próxima!

Lourenço Marcon de Azevedo

Lourenço Marcon de Azevedo

Olá, meu nome é Lourenço. Sou completamente fissurado por empreendedorismo, marketing digital, tecnologia, inovação e aquele bom e velho futebolzinho no final de tarde. Busco estar constantemente atualizado nestes temas, pois sou adepto da filosofia de que seremos eternos aprendizes. Além disso, sou analista de mídia e gestor de tráfego na M2up. Se quiser saber mais sobre mim, fique a vontade para me procurar nas minhas redes sociais.

Deixe seu comentário :)