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Já conhece a nova campanha de Performance Max do Google Ads? Também conhecida como campanha “Maior desempenho” esse formato une todos os tipos de campanha do Google em apenas uma.

Dessa forma, tentando pegar o que há de melhor em cada uma das mídias do Google Ads, criando uma espécie de funil de anúncios automático.

Gostou da premissa por trás? Então bora aprender o passo a passo para criar uma campanha de Performance Max (Maior Desempenho).

Quais são os tipos de campanhas do Google Ads?

As campanhas do Google Ads permitem a criação de anúncios com os mais diversos objetivos e formatos. Então, dentro do Google Ads você pode escolher o tipo de campanha que melhor funciona para você.

Atualmente, os principais tipos de campanha são:

  • Discovery
  • Vídeo (Youtube)
  • Pesquisa
  • Display
  • Shopping

E agora… Performance Max também!

Como falamos antes, a Performance Max vai funcionar como um mix de todas as citadas acima. Ou seja, uma única campanha será veiculada em todos os canais, visando atingir o máximo de performance e resultado para sua empresa.

IMPORTANTE:

Um ponto de destaque da campanha de Performance Max é que o Google tem muito poder de decisão. Então, mesmo que você determine alguns parâmetros, praticamente todos os pontos de divulgação dos seus anúncios serão decididos por ele. Ou seja, controle total para o Google!

Qual o passo a passo para criar uma campanha de Performance Max?

Há alguns passos que devem ser seguidos para que você coloque uma campanha de performance max no ar. Vamos detalhar todos eles logo abaixo:

1º passo: crie sua campanha e escolha o objetivo

Para criar um anúncio é indispensável que você já tenha sua conta na plataforma Google Ads. Com isso, poderá clicar em “nova campanha” e depois definir o objetivo principal da campanha.

As opções são:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego do site;
  • Consideração de produto e marca;
  • Alcance e reconhecimento da marca;
  • Promoção de app;
  • Visitas a lojas locais e promoções;
  • Campanha sem meta.

Contudo, apenas os objetivos de “Vendas”, “Leads”, “Tráfego do Site”, “Visitas a lojas locais e promoções” e “Campanha sem meta” são compatíveis com a campanha de performance Max.

2º passo: defina suas metas de conversão

Ter conversões criadas pelo seu negócio será indispensável para os anúncios de Performance Max.

Essas metas de conversão são os objetivos que você deseja que sejam alcançados pela sua campanha. 

Se for uma campanha voltada para a geração de leads, você pode selecionar conversões de leads; Se for uma campanha que foca em vendas, aí você pode selecionar conversões de vendas; ou então, você pode definir as conversões a nível de conta (recomendado).

Neste caso, o Google vai otimizar a campanha para todas as metas de conversão instaladas na sua conta. Logo, é extremamente importante que todas as conversões estejam corretamente configuradas. 

OBS: o ideal é que você já tenha configurado conversões antes de iniciar a configuração desse tipo de campanha. Afinal, todas essas informações serão necessárias no momento de colocar a campanha no ar. 

3º passo: selecione o tipo de campanha Performance Max (ou “Maior desempenho”)

Em seguida, o Google vai perguntar qual tipo de campanha você deseja criar. Obviamente, selecione “Performance Max” ou, em português, “Maior Desempenho”.

Por fim, dê um nome para a campanha, para que possa identificá-la e ficar mais fácil de acompanhar. 

4º passo: orçamento e estratégia de lances para  sua campanha de Performance Max

Este é o momento de definir os investimentos para sua campanha. 

Orçamento

Então, no primeiro campo você deve colocar a média que você deseja investir por dia.

Uma dica é começar com um valor menor e ir acompanhando a performance da campanha. Assim, ir aumentando gradativamente. 

Estratégia de lances

Em seguida, você vai precisar definir a sua estratégia de lance. Portanto, é neste ponto que torna-se essencial ter as conversões definidas. 

Caso você não tenha nenhum tipo de conversão adicionada, não conseguirá criar uma campanha deste tipo. Então, antes de iniciar seu anúncio de Performance Max já verifique este ponto. 

Mas enfim, voltando as estratégias de lances disponíveis, você pode optar por:

  • Maximizar valor de conversão
  • Maximizar valor de conversão (com ROAS desejado)
  • Maximizar conversões
  • Maximizar conversões (com CPA desejado)

Caso você já possua um CPA ou ROAS bem definido e baseado em dados históricos de outras campanhas, talvez valha a pena apostar nele no momento da otimização da sua campanha. Mas, se não tiver, escolha maximizar conversões ou maximizar valor de conversão (Esse último, caso suas conversões possuam valores pré-definidos). . 

5º passo: segmentação geográfica e idiomas

Nas próximas etapas você deverá preencher mais alguns campos sobre sua campanha. Por exemplo, os locais que deseja que o anúncio seja veiculado e em quais idiomas. 

Recomendamos que você selecione português, espanhol e inglês.

Isso porque essa configuração leva em consideração em que idioma está configurado o navegador do usuário. Então, há pessoas que adotam idiomas estrangeiros para treinar novas línguas. Portanto, expanda a sua seleção além do português. 

Já sobre os locais, se for um produto/serviço onde NÃO há uma influência direta da localização, aí pode ser interessante deixar marcado a opção Brasil mesmo.

MAAAS se há influência da região geográfica, aí recomendamos que você deixe especificado somente a região que seu negócio pode atender. 

6º passo: grupo de recursos

Aqui você pode entender em quais canais seu anúncio irá aparecer e ver como ele chegará ao seu potencial cliente. A princípio, dê um nome para seu grupo de recursos e em seguida comece a criação.

O primeiro passo é definir a URL final. Ou seja, o endereço que o lead será direcionado após clicar no anúncio. Em seguida, escolha algumas imagens (no máximo 15), para aparecer nos anúncios durante sua campanha.

Aliás, elas podem variar em formatos.

Imagens para Performance Max

Não esqueça que as imagens devem ser muito atrativas. Afinal, elas vão convencer o lead a clicar no anúncio. Por isso, deixe bem claro sempre os benefícios da sua oferta para o usuário.

Em seguida, você pode selecionar até 5 opções de logotipo da sua empresa para seu anúncio. 

Vídeos no Youtube

Por fim, também é permitido que adicione até 5 vídeos para rodar em sua campanha. 

Caso não tenha nenhum material audiovisual para a sua campanha de Performance Max, o Google poderá criar algo. Ou seja, com base nas informações que enviou, ele pode desenvolver um vídeo para rodar em anúncios no Youtube, por exemplo.

O vídeo não vai ficar lá as mil maravilhas, mas sim, existe essa possibilidade.

Títulos e descrições

Por fim, você deve definir até 5 títulos para seu grupo de recursos, sempre claros e bem objetivos. Também tem a opção de 5 títulos longos e mais completos. Aliás, lembre que devem ser chamativos e verdadeiros, resumindo sua oferta. 

Ainda, você deverá adicionar duas descrições, uma breve, até 60 caracteres, e uma maior, com 90.  Aliás, nesta etapa, seu anúncio já estará praticamente pronto e você já pode analisar como ele aparecerá para os usuários.

Call-to-action

Neste campo você deve definir qual será o botão que aparecerá em seu anúncio. Assim, tem a opção de deixar como automático e deixar o Google definir isso:

  • Saiba mais;
  • Solicite um orçamento;
  • Inscreva-se agora;
  • Inscreva-se;
  • Contato;
  • Inscrever-se;
  • Download;
  • Reservar agora;
  • Comprar agora.

Indicadores de público-alvo

Como a campanha de Performance Max é gerenciada pelo Google, você não tem como definir exatamente qual vai ser a segmentação de público-alvo da sua campanha.

Contudo, você pode sim definir alguns indicadores de público-alvo para “dar uma espécie de dica” para o Google Ads sobre qual público você acredita que possui alto potencial de trazer resultados para sua campanha.

Ou seja, vai servir como uma base para que ele encontre as pessoas que são ideais para seus anúncios.

Esse indicador de público-alvo pode ser criado com base em palavras-chave (com base nas pesquisas dos usuários), com base em públicos de remarketing, interesses e informações demográficas.

7º passo: finalização e publicação do seu anúncio de Performance Max

Agora você está na etapa final e seu anúncio de Performance Max está quase pronto. 

Para finalizar, você pode adicionar algumas extensões, como de sitelinks, chamadas, formulários, etc.  Em seguida, revise bem a campanha e pronto, basta publicar!

Como obter mais resultados com a campanha de “Performance Max”

Esta campanha do Google Ads promete aliar o melhor de cada rede de publicidade do Google, logo ela é extremamente promissora. Então, vale muito a pena testá-la!

Dos testes que já fizemos, os resultados foram muito interessantes, com resultados concretos, público qualificado e vendas!

Para aprender mais sobre a campanha de Maior Desempenho (Performance Max) e as demais campanhas do Google Ads você pode dar uma olhada no Clube Efeito Ads. Por lá, você tem o pacote completo para dominar os anúncios online, seja no Google Ads ou no Facebook Ads.

Dito isso, vou ficando por aqui. Espero que você tenha gostado desse passo a passo. Nos vemos na próxima!

Lourenço Marcon de Azevedo

Olá, meu nome é Lourenço. Sou completamente fissurado por empreendedorismo, marketing digital, tecnologia, inovação e aquele bom e velho futebolzinho no final de tarde. Busco estar constantemente atualizado nestes temas, pois sou adepto da filosofia de que seremos eternos aprendizes. Além disso, sou analista de mídia e gestor de tráfego na M2up. Se quiser saber mais sobre mim, fique a vontade para me procurar nas minhas redes sociais.

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