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Se você entrou aqui esperando encontrar uma definição longa (“tim tim por tim tim”) sobre o que é o “Storytelling”, eu lamento te decepcionar, mas não é isso que vou abordar. Se for o caso, você pode ir para o nosso curso de Branding que possui uma aula completa sobre Storytelling.

O que você vai sim encontrar aqui é uma visão mais subjetiva sobre o tema e, além disso, vai começar a entender o porquê do Storytelling ser uma prática tão poderosa no setor de Marketing.

Ahhh, e muito importante: se você for assistir todos os vídeos abaixo (o que eu recomendo fortemente), lembre-se que as chances de correrem lágrimas dos seus olhos vão ser imensas. Então, considere-se avisado!

Bom, sem enrolar mais, vamos ao que interessa.

O que é Storytelling?

Storytelling resume-se à capacidade de contar histórias relevantes e atraentes, utilizando-se de recursos de narrativa e audiovisuais. Na área da comunicação, a prática herdou diversos princípios do cinema e é utilizada para o fortalecimento de marcas e produtos.

Tendo isso em mente, nesse post separei 4 princípios que toda boa ação de Storytelling possui. Para complementar, obviamente, trouxemos cases que ilustram os princípios sendo usados na prática.

No vídeo abaixo, em menos de 20 segundos você confere um resumo desses princípios:

Se preferir, temos também a versão estendida desse vídeo, com todos os cases incluídos já no vídeo.

1. Defenda uma causa

O primeiro princípio e talvez um dos mais difíceis de ser implementado em ações de marketing é a “defesa de uma causa”. Quando uma marca defende uma causa, de forma autêntica, e com ressonância no seu público-alvo, o próximo passo é conseguir comunicar isso com eficiência. E, mais que comunicar, passar uma mensagem para o mundo.

Veja abaixo como a Always conseguiu esse feito através da premiada campanha “Like a Girl”, transmitida no Super Bowl de 2015.

Case: Like a Girl | Always

2. Crie uma jornada do herói

A jornada do herói vem do cinema e aos poucos tem sido introduzida no universo da comunicação. Sabe aquelas histórias onde você tem um personagem principal que nada mais é do que um “azarão” na vida? Conforme a história progride você começa a gostar desse personagem e, mais que isso, passa a torcer para que ele atinja o seu objetivo e, por consequência, o sucesso na história.

Bom, é exatamente esse o princípio por trás das histórias da Mutual Rescue. Em especial, a história do Eric e seu cachorro Peety. No fim, a reflexão que o Eric faz, transmite com perfeição a mensagem que a Mutual Rescue quer passar e que inclusive está estampada no nome da organização.

Case: Eric & Peety | Mutual Rescue

3. Empatize com a sua audiência

As melhores campanhas são as que encontram ressonância com o seu público-alvo. Saber perceber quais são as dores e preocupações de sua audiência é um dos principais objetivos do Marketing e, em muitos casos, uma das tarefas mais difíceis de se atingir com perfeição.

Dito isso, campanhas que contam histórias que exploram essas necessidades do público-alvo costumam ser espetaculares para o target para o qual a campanha foi desenvolvida. No case “A Real Beleza”, da Dove, isso foi um pouco além, criando ressonância não só com um público específico, mas para praticamente todas as pessoas.

É muito difícil você ver o vídeo e não se identificar…

Sem miopia de marketing

Outro ponto corriqueiro e que deve ser destacado nas campanhas da Dove é o fato de a empresa ter clareza do seu posicionamento e conjunto de valores. A organização sabe que não está apenas promovendo produtos de beleza, mas sim, autoestima. Em outras palavras, sem miopia de marketing aqui.

Veja o vídeo completo da campanha e entenda do que estou falando.

Case: A Real Beleza | Dove

4. Provoque emoções

Não é fácil, mas é óbvio! Histórias, filmes, seriados e até novelas que provocam emoções sempre ficam gravadas na cabeça das pessoas. Sendo assim, porque isso seria diferente para campanhas publicitárias? Não tem motivo para ser diferente. Se você tem talento e a direção necessária para realizar um trabalho concreto e que provoque emoções no seu público-alvo, vá em frente!

A campanha da Vivo conseguiu fazer isso com maestria. O vídeo misturou romance com nostalgia e o resultado foi incrível. A campanha se destacou nas redes sociais com milhares de comentários e compartilhamentos. Convenhamos, um feito incrível para uma empresa de telefonia, afinal, quem nunca reclamou desse tipo de empresa por aí…

Case: Eduardo e Mônica | Vivo

“Agora já sei tudo de Storytelling?”

Não, infelizmente não. Esse foi um post introdutório sobre o assunto e que serve para te mostrar um pouco sobre o poder que existe nesse tipo de campanha. Se você gostou, podemos sim fazer mais artigos como esse, mas abordando diferentes tópicos dentro da prática de Storytelling. Para isso, só precisamos do seu incentivo! Comente aí se você gostaria de ver mais posts sobre esse assunto.

No mais, como falei no início desse post, também temos o nosso curso de Branding. Lá você encontra mais conteúdo sobre Storytelling, Marketing e, obviamente, Branding. O curso realmente vale a pena e, acessando por aqui, você consegue realizar o treinamento por apenas R$20. Barbada né?

Bom, esperamos que você tenha gostado. Qualquer dúvida, crítica ou feedback, comente aí. Até a próxima!

Título "Curso Online de Branding e Gestão de Marcas". Ao lado, um ícone de cérebro e lâmpada. Abaixo, um botão "Saiba Mais"Powered by Rock Convert
Erick Kosmalski Scudero

Erick Kosmalski Scudero

Prazer, eu sou o Erick. Aparentemente aqui eu tenho que escrever um pouco sobre mim. Então, vamos lá! Eu sou apaixonado por marketing, comunicação, empreendedorismo e tecnologia. Sim, sou workaholic assumido e viciado em café, mas no fundo eu sou uma boa pessoa. Também sou cofundador da M2up, consultor de Marketing e instrutor na TargetTrust. Acho que tudo isso já diz muito sobre mim, mas se você quiser saber mais, é só me seguir nas minhas redes sociais.

6 Comentários

  • Avatar Nícolas Becas disse:

    Muito bom Erick!
    Adorei todos os vídeos, mas o que mais me deixa feliz e grato, talvez seja o jeito que você ensina e o quanto gosta. Um conteúdo muito bom e bem interessante, alias, me ajudou bastante.
    Ainda não tenho meu próprio website, porem, espero conseguir o emprego que me ofereceram através desse curso.

    Eu tenho apenas 18 anos, sou bem novo de ramo de marketing digital, mas, tenho muito o que aprender.
    Obrigado pelo bom rapaz que é, e obvio, pelo professor.

    • Erick Kosmalski Scudero Erick Kosmalski Scudero disse:

      Nícolas, fico muito feliz pelos feedbacks! Isso vale muito para mim e para a M2up como um todo. Que bom que estás gostando do curso e agora do blog também hahahaha. Melhor ainda o fato de que você está começando cedo a se preocupar em aprender cada vez mais sobre Marketing Digital. Esse é o caminho! Te desejo sucesso! Abraços

  • Avatar fábio hormigo disse:

    Man, suas aulas são tops! parabéns!

    • Erick Kosmalski Scudero Erick Kosmalski Scudero disse:

      Muito obrigado, Fábio! Fico muito feliz mesmo com esse seu comentário. Já que estás gostando das aulas, aproveito para compartilhar contigo boas notícias: novos cursos da M2up estão por vir! Abração!

  • Avatar Sérgio Gerlach Konrad disse:

    Show de bola, especial !

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