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Atualmente o mundo virtual está lotado de possibilidades para quem quer divulgar sua empresa, produto ou serviços prestados. O marketing digital é a prova real disso, com o auxílio das mídias sociais hoje é possível alcançar um grande público de todos os cantos do país. Ao mesmo tempo em que se destacam, algumas dessas mídias geram dúvidas sobre qual a melhor opção de divulgação e marketing. Uma das questões mais recorrentes é qual a melhor forma de mostrar a sua marca para um maior número de clientes em potencial, com uma página no Facebook ou através de um site próprio.

É uma dúvida relevante, principalmente para quem ainda não está familiarizado com o marketing digital, que apesar de ser algo inovador e que traz um retorno positivo nas vendas, ainda gera bastante questionamento.

Uma coisa que podemos afirmar é que tanto o Facebook quanto o site, possuem o seu valor quando o assunto é marketing digital, os dois são ótimas formas de mostrar a sua marca. E o melhor de tudo, eles não precisam ser usados de forma separada, muito pelo contrário, podem trabalhar perfeitamente em conjunto.

Facebook ou site, qual a melhor opção de divulgação para minha empresa?

Aqui buscamos esclarecer pontos positivos e negativos de cada um. Para isso utilizamos alguns tópicos, tais como: valor, credibilidade, flexibilidade entre outros.

Preço

É obvio que manter uma página no Facebook é muito mais barato do que ter um site, começando pelo fato de que ter uma página por lá é totalmente gratuito.

Porém, para ter um alcance interessante, resultados efetivos e atingir o seu público-alvo, é preciso investir em anúncios. Os valores pode ser de acordo com o seu orçamento e com pouco investimento já é possível observar resultados relevantes. Com anúncios bem elaborados e métricas definidas sua marca pode ter um excelente aproveitamento com o Facebook, visto que pode-se atingir exatamente o público que você deseja.

Por exemplo, sua empresa é especializada em produtos automotivos. Ao anunciar no Facebook através de “tags” você direciona esse anúncio para pessoas que utilizam esse tipo de serviço, que se interessam por carros, acessórios para carros e afins.

Para o site é preciso investir na criação do mesmo, como layout e todas as páginas. Mas ele é a casa da sua empresa no mundo virtual, é ali que são colocadas todas as informações sobre seus produtos e serviços. Para o site também trabalha-se com links patrocinados para um resultado mais rápido de atração de visitantes e potenciais compradores, além disso é sempre importante trabalhar para um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Domínio

Com um site o domínio é seu, já com o Facebook o domínio é alugado. E isso significa que em termos de SEO (Search Engine Optimization) e palavras chaves (técnicas de otimização, para fazer com que seu produto seja encontrado com mais facilidade por seus clientes em potencial), é mais vantajoso ter um site.

Com essas técnicas além de fazer seus anúncios, é possível coloca-los em destaque nos maiores mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo, e esse tipo de coisa com uma página no Facebook não é possível.

Lembre-se: hoje em dia as pessoas buscam os serviços que desejam na internet, e quem não é visto, não é lembrado.

Alcance das publicações

Como já mencionado acima, o Facebook tem um alcance limitado para publicações gratuitas, mas aumenta com um trabalho efetivo de conteúdo, criação e gerenciamento de anúncios.

Como site, através das técnicas e ferramentas de SEO e palavras-chaves, o alcance é maior, pois mostrará o seu site em grandes buscadores. onde as pessoas geralmente pesquisam quando tem alguma dúvida. As chances de sua marca ser encontrada, aumentam.

Credibilidade

Nesse ponto, não há uma grande discussão, pois tanto o Facebook quanto o site são necessários e geram credibilidade, porém, uma empresa que hoje em dia não possui um site é uma empresa sem uma casa online. É importante reforçar que quanto mais informações sobre a sua empresa estiverem disponíveis, são maiores as chances de seu público lhe encontrar. Sua credibilidade aumenta quando as pessoas observam avaliações sobre sua marca, analisam que existe respostas, conteúdos eficazes e uma forte presença online. Então em relação a credibilidade, lembre-se: é preciso ser transparente, estar presente, ser facilmente encontrado e mostrar o que seu público está procurando.

Flexibilidade

Com um site próprio não há limites, você pode colocar desde anúncios simples, até mesmo montar uma loja virtual, portfólio, blog, mas é importante manter um layout que proporcione boa experiência do usuário ao navegar, seja pelo computador ou pelo celular, seu site precisa ser de clean e de fácil acesso.

Com uma página no Facebook você também tem milhões de possibilidades, mas é fato que você fica restrito ao formato que é oferecido por eles (tamanho e estilo das imagens, alcance das postagens, etc).

Resultados

Tanto o Facebook quanto o site trazem ótimos resultados quando trabalhados da maneira correta, com conteúdo que resolva as dores do seu consumidor, gestão eficaz, rápidas respostas. Mas nem sempre os resultados serão de curto prazo, isso depende muito dos seus objetivos e da sua atual presença online. Você pode obter resultados rápidos, assim como pode ter resultados de longo prazo, por exemplo o prazo de indexação de um site pode levar até seis meses

Mas é essencial ter uma presença qualificada nestes meios, visto que hoje em dia é raro encontrar alguém que não tenha uma conta no Facebook, ou seja, seu público está ali e você precisa conversar com ele. Em relação ao site, como já dissemos anteriormente, ele é a sua casa no meio online e é ele que será encontrado pelos mecanismos de busca quando o seu potencial cliente precisar.

Atendimento

Não basta ter uma página no Facebook ou um site se a sua empresa não possui pessoas qualificadas por trás dessa criação e gerenciamento.

Para trabalhar com essas plataformas é necessário um profissional (seja uma pessoa especializada na área ou uma agência de marketing digital) que esteja atento às perguntas, sugestões e criticas que podem surgir à respeito da sua marca. Se houve menção à sua empresa, é necessário dar um retorno. Se for algo ruim que esteja sendo falado, jamais deve-se apagar, e sim demonstrar que está buscando solucionar o problema da melhor maneira possível e se colocar sempre à disposição. Lembre-se: não basta estar presente, é preciso conquistar seu público. Nesse quesito, tanto a página quanto o site precisam de atenção.

Conteúdos

Gerar conteúdo de qualidade é essencial tanto em sua pagina no Facebook quanto em seu site, é necessário sempre manter ambos atualizados com conteúdo relevante e alguém sempre à postos para atender o cliente. Não basta postar qualquer coisa para dizer que está atualizando, é preciso estratégia, comunicação alinhada e falar na linguagem do seu público. É preciso estudar o que seu público busca e sanar as necessidades dele.

Mas afinal, qual utilizar?

Diante dos tópicos da pergunta de qual é o melhor, página no Facebook ou Site, a conclusão é a seguinte:

Os dois são importantes, cada um com sua funcionalidade. Mas podemos ir além, e dizer que um pode complementar o outro.Ou seja, você não precisa escolher entre ou outro. Você pode utilizar ambos na sua estratégia de marketing como aliados quando o objetivo é divulgar a sua empresa, trabalhar com posicionamento de marca e conquistar novos clientes. Como?

Anunciando no Facebook e direcionando ao seu site

Você pode desenvolver um anúncio criativo e chamativo na rede social, e colocar ali o endereço de seu site para maiores informações, é o que chamados de call to action (chamada para ação). Dessa forma o anúncio não fica cansativo, atinge potenciais clientes através das publicações direcionadas por tags e os levará ao seu objetivo final, que é chegar ao seu site.

Expondo seu conteúdo de várias maneiras

Assim como seu público está presente nas redes sociais, ele também está utilizando os mecanismos de busca para encontrar o serviço que busca. Se ele quer pedir uma pizza, vai buscar na internet e vai avaliar o que as pessoas estão dizendo do seu serviço, vai analisar o cardápio no seu site, vai olhar as fotos na sua página no Facebook e, se gostar do que viu, irá pedir a tele-entrega. O contrário também pode acontecer, ele pode não lhe encontrar nos mecanismos de busca, pode ver apenas avaliações negativas não respondidas no Facebook e pode não sentir-se atraído pelo visual apresentado, não despertou aquele desejo de pedir o seu produto, então aí você perde o potencial consumidor. Isso pode acontecer com qualquer tipo de serviço.

Existem outras inúmeras formas de conectar Facebook e site, então para que escolher apenas um quando se pode ter os dois e otimizar as suas divulgações?

Vale ressaltar que o site nos tempos atuais é algo indispensável em sua empresa, principalmente a criação de uma loja online nele, pois isso permite que um público maior seja atingido, mesmo aqueles que não moram perto da sua localização.

Quanto à página no Facebook, não há como negar que hoje, a rede social é a mais famosa no mundo, e que há muito tempo deixou de ser apenas um ponto de encontro virtual entre pessoas. O Facebook hoje movimenta milhões em anúncios todos os dias, e a cada dia que passa, os seus desenvolvedores investem ainda mais nas ferramentas. O Facebook é uma rede social completa, tanto para entretenimento quanto para os negócios e seria um desperdício não o utilizar como aliado no marketing digital.

Independente do caminho que siga, seja página no Facebook ou um site próprio, o mais importante é sempre mantê-los atualizados, apresentando conteúdos de qualidade, fotos atraentes e mensurar os resultados, por exemplo. O marketing digital veio para somar e lhe ajudar a vender cada vez mais, além de aumentar a visibilidade da sua marca e criar um público fiel.

Laura Marcon de Azevedo

Fã de livros, marketing, redes sociais, design e listas do Buzzfeed. Como todo boa gaúcha, sou uma viciada em chimarrão (mas alterno bem com chá, café, cerveja e vinho). Ah, importante, também sou uma das fundadoras da M2up. Se quiser saber mais sobre mim, pode me procurar nas minhas redes sociais.

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