Sem dúvidas você já ouviu falar em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Mas, você sabe o que significa Social Ads?
Se não sabe, não se preocupe que vamos te ajudar a descobrir o que são e como elas podem ajudar a crescer o seu negócio!
Basicamente, estamos falando do uso de anúncios em redes sociais. Por meio dos Social Ads é possível fazer com que as empresas estejam presentes no ambiente digital e realizem a divulgação dos seus produtos e serviços, alcançando um potencial número de pessoas interessadas.
É importante ressaltar que os usuários desses canais optam por conteúdos que tenham a ver com a rede e, por isso, a linguagem e forma de abordagem é tão importante.
Por que as empresas criam Social Ads?
Cada vez mais, temos usuários nas redes sociais e por isso esse meio pode ser uma das formas de a empresa atingir potenciais clientes, proporcionando um crescimento para o negócio.
Dessa forma, neste artigo, você compreenderá como é possível criar uma ação vinculada às redes sociais, assim como os benefícios dessa estratégia para sua empresa – principalmente ao unir as técnicas de Inbound Marketing. Confira os detalhes a seguir!
Social Ads: indo mais a fundo!
Bem, agora que você já sabe de forma simples que essa estratégia diz respeito à criação de anúncios nas redes sociais, é fundamental compreender que as redes funcionam por meio da coleta de dados dos usuários.
Essa coleta de dados ocorre a partir das ações e interações desses usuários na rede, como os compartilhamentos, as reações e as formas que cada pessoa interage nesse ambiente.
Isso representa dizer que as redes sociais têm acesso às preferências e necessidades de cada cliente, identificando outros materiais que podem ser de seu interesse para colocar em destaque.
Por isso, a partir do momento que a empresa decide investir nas redes sociais por meio da criação de anúncios ela potencializa a capacidade de atrair usuários mais qualificados e segmentados.
Isso porque essas redes irão contribuir para que as pessoas corretas sejam atingidas por determinada ação ou campanha e no melhor momento.
Nesse sentido, a empresa precisa criar uma mídia paga nas redes sociais, divulgando um conteúdo de qualidade e que seja chamativo para o cliente para atingir os objetivos de marketing.
De maneira resumida, para realizar a estratégia do Social Ads, sua empresa precisa estabelecer alguns elementos:
- Objetivo geral;
- Orçamento disponível por rede social;
- Formato que o anúncio será exibido;
- Custos de ação;
- Período de duração da campanha ou anúncio.
A partir desses elementos, vamos entender melhor os benefícios dessa ação planejada.
Qual é a importância do Social Ads?
Quando falamos sobre os anúncios em redes sociais, entendemos que essas ações que podem agregar vários benefícios para a empresa, como:
- Divulgação da marca;
- Aumento da credibilidade do negócio;
- Aumento das vendas de um produto ou serviço;
- Possibilidade de atingir mais clientes.
Para isso, cada empresa pode contar com a personalização do conteúdo, fazendo com que pessoas específicas sejam atingidas a partir do interesse e objetivo da empresa, bem como os temas de interesse e de dúvida desses usuários.
O melhor disso tudo é que o valor para realização de anúncios é muito acessível e pode trazer muita visibilidade para o negócio, sendo adequada conforme o orçamento disponível.
Ou seja, a possibilidade que sua empresa precisa para falar com os clientes certos e que possuem interesse pelo seu negócio, levando em conta a divulgação da marca e uma ampla possibilidade de retorno.
As 5 principais redes sociais para criar anúncios
Por fim, chegou a hora de destacar as principais redes sociais que podemos utilizar para realizar ações de Social Ads. São elas: Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e TikTok.
Facebook e Instagram
Facebook e Instagram possuem uma plataforma completa para criação de Ads, já que por meio dela é possível realizar ações como a personalização da campanha a partir dos interesses e comportamentos do seu público-alvo na rede social.
Por se tratar da mesma plataforma, você consegue criar anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram utilizando a mesma ferramenta.
Dessa forma, é possível inovar também em relação ao conteúdo, já que é possível realizar a publicação do anúncio em formato de:
- Imagem;
- Vídeo;
- Carrossel;
- Coleção.
O LinkedIn Ads, por sua vez, é amplamente utilizado no ambiente profissional e corporativo. Ele permite exibir sua empresa em anúncios laterais, o que pode ser muito eficiente para reforçar o seu Branding e trazer ações voltadas ao relacionamento empresarial, estabelecimento de parcerias e até um melhor posicionamento frente ao público e mercado, bem como com potenciais talentos.
Youtube
O YouTube também se destaca no universo dos Ads, sendo possível criar anúncios em vídeo totalmente personalizados.
Pelo Google Ads (plataforma onde são criados os anúncios para Youtube) é possível definir quais são as ações que você gostaria que as pessoas realizassem, como visitar seu site para ver os produtos/serviços e conhecer a marca ou assistir mais vídeos no seu canal do YouTube, para que você amplie o alcance e desenvolva o reconhecimento da sua marca.
TikTok
Por fim, temos o TikTok Ads, que possui um gerenciador de anúncios próprio e permite a criação de anúncios em imagem – que podem ser criados nos apps de notícias da empresa, como BuzzVideo e Babe, mas não rodam dentro do próprio TikTok – ou vídeo – o formato mais comum deles.
Os vídeos variam entre 5 segundos e 1 minuto e são exibidos em tela cheia no feed “for you” (considerada a homepage do app).
Pronto pra começar a anunciar?
Com esse conhecimento acerca do que é o Social Ads e sua importância para o negócio, já é possível começar a traçar as primeiras ações nas plataformas, bem como traçar o perfil e os objetivos da marca para direcionar as campanhas com cada vez mais efetividade.
Contudo, para ter ainda mais qualidade nas ações, também é importante contar com o suporte profissional, seja para aprender mais detalhes sobre a prática ou para realizar as campanhas nas redes.
Aliando as ferramentas certas e o bom estudo de sua audiência nas redes sociais, será possível alcançar resultados cada vez melhores na atração e conversão de clientes.