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Essa é uma das perguntas que mais recebemos. Ela logo vem acompanhada de um:

“Acho que irei começar com uma página no Facebook”

O que não está errado, afinal, precisamos agir com responsabilidade e conforme o nossa capacidade de investimento. E, inicialmente, o Facebook é com certeza a opção mais em conta.

Bem, voltando ao nosso assunto principal e já respondendo a pergunta que leva o título desse post:

SIM! Ter um site vale todo o investimento.

Desde que seja um site de qualidade, é um investimento totalmente válido e o melhor, com retorno garantido. Este retorno irá se manifestar através de maior visibilidade para a sua marca ou simplesmente pelo fato de você ter um endereço na web (URL). Sim, ter um domínio na internet é fundamental nos dias de hoje e trás credibilidade para a sua marca.

Mas a questão principal não é essa, mas sim qual é o potencial de consumidores que você pode estar desperdiçando simplesmente por não estar presente na web. Pois inexistindo o site, para o Google a sua marca não existe.

E, falando nisso, você sabe quantas pessoas pesquisam pelo seu produto/serviço no Google? Não? Nem eu!

Mas iremos descobrir isso juntos agora.

Qual é o número de potenciais consumidores que você poderia estar impactando com a sua marca, através de um website bem estruturado e uma boa estratégia de Marketing Digital? Vamos lá!

Primeiros Passos

Para descobrir esse número, iremos utilizar uma ferramenta do próprio Google. O planejador de palavras-chave do Google Adwords. Nesse exemplo, utilizarei essa ferramenta por ela ser a mais completa que existe no mercado. Contudo, ela exige um pequeno cadastro e se você não estiver afim de fazer isto hoje, você pode utilizar qualquer uma das ferramentas abaixo que o resultado será similar, pois todas elas utilizam a base de dados do Google:

Basicamente, o que todas essas ferramentas fazem é o seguinte? Elas te dizem o volume de pesquisas realizadas por usuários do google para determinada(s) palavra(s)-chave. Além de dizer o número de resultados concorrentes para aquele termo especifico. Mágico não é?

Planejador de Palavras-chave

Bom, vamos ao que interessa.

  1. Faça o cadastro básico no Adwords (não se preocupe, para essa finalidade, é gratuito)
  2. Você verá a tela inicial do Adwords, no topo da tela, clique em “ferramentas” e depois “planejador de palavras-chave”
  3. Selecione a segunda opção: “Exibir tendências e dados de volume de pesquisas”
  4. Escreva as palavras-chaves que o seu público provavelmente digitaria na pesquisa do Google ao tentar encontrar o seu serviço/produto (uma por linha ou separe as palavras por vírgula).

Uma pequena observação…

Sim, fazer o cadastro pode ser extremamente irritante, portanto, fique à vontade para utilizar outra das ferramentas sugeridas. Contudo, as outras ferramentas, na versão free, possuem limites de pesquisa que você pode realizar por um determinado período. Portanto, faça pesquisas apenas quando necessário.

Análise dos Resultados

Nesse post, irei dar dois exemplos, um negócio local e um negócio online:

1º Negócio local:

Um studio de pilates situado em Porto Alegre

.studio-pilates

Note que digitei: “Studio” + “Pilates” e, como é um negócio local, não é interessante saber o nível de pesquisas Brasil a fora. Portanto, selecionei apenas a cidade de Porto Alegre.

IMPORTANTE

Algumas ferramentas alternativas ao planejador de palavras-chave do Adwords não possuem esse nível de detalhamento, “Cidade e Estados”, portanto, em outras ferramentas, a sua pesquisa necessariamente deveria ser “Studio” + “Pilates” + “Porto Alegre”, entendeu?

Veja os resultados abaixo:

studio-pilates2

Veja os resultados! Se você tem um Studio de Pilates em Porto Alegre e ainda não tem um site, tenho más notícias para você. Nos resultados, a ferramenta do Google está nos dizendo que a média de pesquisas para este termo, nos últimos 12 meses, foi de 70! E, além disso, não existem muitas páginas no Google que apresentem resultados para essa pesquisa, pois a ferramenta está indicando que a concorrência é baixa. Em outras palavras, há um enorme potencial de consumidores para esse tipo de negócio, na cidade de Porto Alegre!

Vamos o nosso segundo exemplo…

2º Ecommerce:

Negócio online que vende camisetas customizadas para o Brasil inteiro.

camisetas-customizadas

Digitei: “Camisetas” + “Customizadas” e, nesse caso, queremos saber sobre o nível de pesquisas da população brasileira. Portanto, selecionei Brasil. Veja os resultados abaixo:

camisetas-customizadas2

WOW!  Se fosse fácil, estava montando a minha loja de camisetas customizadas agora!

(colocando os pés no chão em 1…2…3)

Veja que nos resultados, o termo apresenta um potencial ainda maior. Ou seja, 14.800 pesquisas mensais a uma concorrência baixa! Em outras palavras, é ainda melhor que a pesquisa anterior, pois atinge uma população muito maior (Brasil).

Talvez você tenha percebido que há uma coluna chamada “Lance Sugerido”. Não se preocupe com isso agora, mas basicamente, essa é a estimativa que o Google te dá, caso você deseje “comprar” essa palavra-chave  para aparecer nos links patrocinados do Google Adwords, para esse termo de pesquisa. Enfim, isso é um assunto mais longo, fica para outro post.

E para você… tá valendo ter um site?

Já testou os termos para o seu negócio? Teste!

Havendo pesquisas, você já está abrindo mão de concorrer na disputa para conquistar estes potenciais clientes. Se a concorrência for baixa ou inexistente, aí sim, é quase uma obrigação ter um site e uma boa estratégia de Marketing Digital!

Enfim, tentei ser o mais objetivo possível. Contudo, é um tema que possui muitos detalhes e pode se prolongar por muito mais tempo. Certamente, muitos aspectos da ferramenta tiveram que ser deixados de lado para explicar o principal: como identificar o potencial do seu negócio na web!

Entretanto, se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo que iremos responder em seguida. Ideias de próximos posts também são muito bem-vindas. Até a próxima.

Erick Kosmalski Scudero

Erick Kosmalski Scudero

Prazer, eu sou o Erick. Aparentemente aqui eu tenho que escrever um pouco sobre mim. Então, vamos lá! Eu sou apaixonado por marketing, comunicação, empreendedorismo e tecnologia. Sim, sou workaholic assumido e viciado em café, mas no fundo eu sou uma boa pessoa. Também sou cofundador da M2up, consultor de Marketing e instrutor na TargetTrust. Acho que tudo isso já diz muito sobre mim, mas se você quiser saber mais, é só me seguir nas minhas redes sociais.

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